A Matriz Nossa Senhora Aparecida de Taquaralto, localizada na região sul de Palmas, realiza neste sábado, 25, a ação ‘Doe Vidas’, no pátio da igreja. A iniciativa é coordenada pela Pastoral Social da Paróquia e pelo Conselho Arquidiocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC) de Palmas, em parceria com a Hemorrede do Tocantins.
Com o lema “Doar sangue é doar amor”, a campanha busca mobilizar a comunidade para um gesto simples e profundamente solidário. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas em situações de emergência ou tratamento de doenças.
“Doar sangue é um ato de fé e amor concreto. É olhar para o próximo e dizer a sua vida importa. Queremos que nossa comunidade abrace essa causa como um gesto de comunhão e esperança,” destaca o pároco Padre José Ney Rodrigues.
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de consentimento dos responsáveis); pesar pelo menos 50 kg; estar em boas condições de saúde; e apresentar documento oficial com foto.
As pessoas entre 60 e 69 anos só podem participar se já tiverem doado antes dos 60. É importante ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h, não estar em jejum, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos seis meses. Grávidas e lactantes não podem doar.
Homens devem respeitar o intervalo de 60 dias entre doações e mulheres de 90 dias. A aptidão à doação é avaliada durante a triagem no hemocentro.